9.7.12

As disparatadas notas do Secundário



Se alguém for capaz de me convencer de que isto é normal, eu agradeço: «as médias totais dos exames finais de Português, e Matemática, do 12º ano, são negativas». Além disso, Biologia e Geologia, Física e Química A e Filosofia também tiveram médias totais negativas. Nas outras disciplinas sujeitas a exame final, e nas quais se verificaram médias positivas, estas oscilaram, na sua maioria, entre os 10 e os 12 valores. 

Até se terão verificado melhorias de décimas ou de centésimas de valor este ano, nalguns casos, mas não é isso que altera a situação. 

Que país é este, em que uma população de muitos milhares de jovens chega ao fim de doze anos de escolaridade e se vê julgado negativamente? Para além de tudo o resto, que significa isto para a autoestima desses jovens e para a motivação que deveriam ter para a nova fase da vida que vão iniciar, seja esta qual for? Isto acontece, com estas proporções, em toda a parte, por exemplo nos países mais «atrasados» da União Europeia (já não estou a exigir muito…)? 

A culpa não pode ser atribuída só a este governo, a Nuno Crato ou ao seu predecessor imediato. Quando é que o descalabro, a este nível, começou? Não sei exactamente mas há cerca de 18 anos não era assim – disso lembro-me bem.  

(Fonte)
. 

5 comments:

Anónimo disse...

Isto começou, para responder à sua pergunta, com as auto-intituladas "ciências da educação".

Leonor disse...

Os exames não têm critério e o GAVE não sabe o que anda a fazer. O erro é considerá-los válidos. Com tanta arbitrariedade não o são.

voz a 0 db disse...

Ai... Na mouche! "Ciências da Educação"

Mas não só...

Na desactivação cerebral graças às novas tecnologias...
Na cada vez maior oferta de actividades alienantes...
Na cada vez maior oferta de produtos alienantes...
Na cada vez maior falta de Pais... directamente relacionada com a cada vez maior oferta de Amigos...
No cada vez maior Porreiramente...

Todos estes ingredientes misturados na panela, devidamente cozinhados em banho-maria, produziram esta BELA REFEIÇÃO...

Mariano Garcia disse...

No meio de tudo isto, quem se preocupa em preparar os jovens para serem Homens, contentes consigo mesmos, enquanto cidadãos construtores de uma sociedade digna??? Pelo contrário, oferecemos-lhes como estudo matéria que lhes não interessa e para nada lhes serve, porquanto basta alguma esperteza ou um bom "golpe de asa" para vencer na vida...
... e uma sociedade de cidadãos dignos não se controi com espertezas...

Joana Lopes disse...

Também me parece, Mariano, que há um grande desajustamento entre o que se faz e o que seria necessário, sobretudo nesta fase do campeonato...