29.8.12

Mas será que ninguém sabe fazer previsões neste país?



Depois do espanto com o aumento do desemprego e da derrapagem orçamental por haver menos cobrança de impostos do que previsto, vem agora a (inesperada?) diminuição de passageiros no metropolitano e nos transportes fluviais de Lisboa, atribuída ao aumento dos preços e à redução dos descontos para idosos.

Alerta-se para «o impacto que a redução da procura pode ter nas receitas das transportadoras», a que «se seguirá uma degradação da qualidade do serviço de que será extremamente difícil recuperar».

Note-se que não estamos a falar de peanuts: no metro, terão viajado menos 5,9 milhões de passageiros no segundo trimestre de 2012, em comparação com período homólogo do ano passado, o que, em números redondos, dá cerca de menos 66.000 pessoas por dia.

Para além dos custos sociais de tudo isto, nomeadamente para os idosos ─ grupo em que se registou a maior quebra e para o qual a Câmara Municipal de Lisboa vai tentar inventar uma ajuda ─ fica-se com a sensação de que se vai de asneira em asneira, com medidas avulsas, mais gravosas umas do que as anteriores. Depois tenta-se remendá-las abrindo, fatalmente, outros buracos. E assim, sucessivamente, sem cessar! Até?...

Fonte: Público, sem link, via Cidadania LX.

(Foto: Paulete Matos)
.

1 comments:

AEfetivamente disse...

Medidas avulsas... está tudo (bem) dito. na educação é exatamente a mesma coisa. Somos cobaias todos os anos - com a agravante de mudarem as regras a meio do jogo...