25.10.12

A Europa mexe-se – por aqui é que é o caminho



Este Comunicado emitido em Londres, depois de um dia de protesto no Reino Unido, é importante. Nele se sublinha a necessidade de reforço de acção conjunta a nível europeu, com um especial enfoque no próximo dia 14 de Novembro. Sozinhos não vamos lá!

Comunicado do Dia Europeu de Acção contra medidas de austeridade 

A Europa afunda-se cada vez mais na crise. Apesar do crescimento da luta dos povos europeus para defender os ganhos sociais e económicos obtidos ao longo de muitas décadas, os governos continuam com as suas políticas falidas de austeridade. A crise económica foi-se convertendo cada vez mais numa crise de carácter social e político, em que as pessoas têm de enfrentar a pobreza, a fome, e até a morte, como resultado da quebra catastrófica dos sistemas de saúde e dos serviços sociais, imposta pelos governos. A extrema direita está a tentar obter benefícios políticos do sofrimento causado aos trabalhadores e aos grupos vulneráveis, e os militantes que se opõem ao ressurgimento do fascismo estão na sua mira.

É possível constatar, em toda a Europa, uma crescente oposição e resistência à austeridade. Na Grécia, em Espanha e em Portugal, temos visto enormes mobilizações e, em algumas zonas, o tão necessário crescimento da unidade da esquerda. Ontem, em Londres, vimos uma grande manifestação encabeçada pelos sindicatos, que reuniu pessoas de todas as origens contra os cortes selvagens e desnecessários nos gastos públicos. No entanto, a esta guerra de classes contra a população trabalhadora, há que fazer frente de uma maneira mais enérgica.

Neste dia, comprometemo-nos a continuar a desenvolver e a consolidar a cooperação existente entre as organizações que, em toda a Europa, lutam contra a austeridade, a solidarizarmo-nos com aqueles que estão na linha de frente da batalha – especialmente na Grécia – e a trabalhar em conjunto para fortalecer as alternativas económicas, sociais e políticas ao capitalismo neoliberal e às políticas de austeridade que ele tem posto em prática.

Nos próximos meses, vamos trabalhar juntos para o Dia de Ação da Confederação Europeia de Sindicatos – 14 de Novembro – , com foco na Cimeira Alternativa de 2013 e no reforço da unidade dos movimentos de esquerda, de uma acção comum, da solidariedade mútua, da comunicação e da coordenação. 

 Londres. 21 de Outubro de 2012 

(Fonte)

1 comments:

Septuagenário disse...

A Inglaterra só podia servir de exemplo para Portugal se tivéssemos feito como eles, dizer não ao €uro.

A Inglaterra se poder sabotar a Europa do Euro não vai deixar de o fazer.

Os Ingleses apenas discutem os seus problemas entre si muito "nacionalistamente" e lutam contra o €uro como lutaram contra Hitler e Napoleão.

E se fôr preciso mobilizam os EUA com fizeram para o Afeganistão e para o Qwait/Iraque.

Penso que agora as nossas armas não dão para as soluções à inglesa.