11.10.12

A Europa revolta-se?



Através da ATTAC Andaluzia, cheguei a mais um importante texto de Vicenç Navarro : Rebelión en Europa contra el neoliberalismo

Dois excertos: 

«Como era de esperar, as classes desses países [onde estão presentes troikas] estão a revoltar-se contra políticas que, na sua grande maioria, estão a ser impostas ao público sem um mandato popular, já que não faziam parte do programa eleitoral dos partidos que estão no poder. Daí que a legitimidade de governos e instituições que regem a zona euro e a União Europeia sejam cada vez mais posta em causa. A atracção pela Europa, que era generalizada nos países do Sul (a maioria tinha sofrido ditaduras fascistas ou fascistóides durante muitos anos), está a desaparecer muito rapidamente. E até a conveniência do euro como moeda comum está a ser questionada. Várias sondagens, que têm aparecido nos principais meios de comunicação europeus, mostram que uma percentagem da população, que vai crescendo de ano para ano, considera que a entrada no euro é responsável pela perda de poder de compra. (...)

O que há a fazer é parar o endividamento, renegociando uma dívida que tem beneficiado a banca e os seus acionistas e ninguém mais. Não se pode avançar com um sistema financeiro que funciona para tão poucos, à custa do sacrifício de tantos. A banca privada perdeu a sua função social, que é fornecer crédito e, se não o faz, a sua existência não tem lógica. A dimensão do sector financeiro numa economia deve ser substancialmente reduzida, através de uma série de medidas que incluam uma carga tributária muito maior para a banca (sem afectar as poupanças dos cidadãos comuns), incidindo sobretudo nos grande depósitos e transações e nas atividades especulativas. » 

Na íntegra AQUI.
.

0 comments: