1.10.12

Analfabetos éticos



Ainda a propósito das diatribes de António Borges: 

«Há pessoas assim. O mundo pode perecer, desde que o seu ego gigantesco não sofra qualquer dano. (...) AB ficou com uma ferida narcísica, pois foi ele quem ditou ao PM o repulsivo discurso de 7 de setembro. (...) A economia foi fundada em 1776 por Adam Smith, um dos mais importantes escritores morais de sempre. Nessa altura, chamava-se "política". 

A economia não fazia abstração das pessoas, nem das suas relações e valores. Hoje, o que falta em pensamento amplo sobra no malabarismo dos modelos, manejados por aprendizes de feiticeiro. Analfabetos éticos que têm semeado, com impunidade, a ruína pelo mundo. Do subprime ao escândalo da Libor. Ensinando uma opinião arrogante, disfarçada de ciência. Uma economia sem "coração", nem economia chega a ser. Já "chumbou" no exame da Vida.»  

Viriato Soromenho-Marques

2 comments:

Septuagenário disse...

A frase vai ficar para a história: "Os empresários (que votaram...)são uns ignorantes"

Tal como aquela da "juventude à rasca" também ficou para a história.

Claro que esta dos empresários, o Borges errou no adjectivo, porque os sindicatos e outros chamam nomes mais apropriados.

Pois que os empresários de ignorantes não têem nada, antes pelo contrário.

luis reis disse...

Ao contrário de um basbaco chamado de Manuel V. Cabral, que parece um tótó, a fazer figuras ridiculas,e a dizer só asneiras,como esta noite com M. Carreira,este Viriato S. Marques,é, sem sombra de duvidas,alguem que, (embora nem sempre de acordo com as suas analises), um enorme analista social e politico.