24.10.12

Da vergonha



Seja qual for o desfecho da questão, o dia de ontem ficará assinalado a negro na história deste governo, que se espera curta. Os títulos dos jornais aí estarão para o recordar.

Foi enviada aos parceiros sociais, para discussão, uma proposta de corte de 10% no valor mínimo do subsídio de desemprego, que passaria a ser de 377 euros (em vez dos actuais 419). Caso fosse aprovada, a medida entraria imediatamente em vigor e atingiria cerca de 150.000 desempregados.

Perante o clamor das reacções, veio o esclarecimento: porta-vozes apressaram-se a explicar que nada estava decidido e que se trata, apenas, de uma base para discussão.

Mas não tenhamos ilusões: se não for para a frente esta monstruosidade, virão outras. Quem siga minimamente o que se passou e passa na Grécia não estranhou, de modo algum, mais esta etapa no caminho que nos querem forçar a percorrer. Trata-se do tipo de austeritarismo que está no ADN ideológico de quem o propõe. 
.

1 comments:

Blondewithaphd disse...

Quando eu era pequena havia uma novela qualquer em que uma das personagens só dizia: "que mais nos irá acontecer?" É basicamente isto que esperamos.