25.10.12

Ricardo Araújo Pereira sobre a austeridade



A crónica de Ricardo Araújo Pereira, na Visão de hoje, é muito boa, como sempre, mas provoca  sorrisos mais ou menos amarelos. É que já nem os humoristas conseguem achar muita graça ao que vêem, sem serem minimamente cruéis.

«Os partidários da austeridade sofrem com a impertinência dos críticos da austeridade. Felizmente têm uma boa resposta, que é também uma pergunta: «Qual é a alternativa? » Talvez seja a primeira vez, na história da argumentação, que uma proposta que comprovadamente não funciona, só pode ser rebatida por uma alternativa (...) 

Propor a substituição de Vítor Gaspar por um chimpanzé não costuma ser visto como uma alternativa credível. Apesar de, muito provavelmente, não produzir qualquer diferença nas finanças do país. (...) 

Depois da abstenção violenta de Seguro, o silêncio brutal de Portas. Um par de revolucionários com os quais a austeridade cega não contava: dois Che Guevaras da bolinha baixa. No fundo, dois herdeiros de grandes estadistas do passado: Churchill, Roosevelt e Olof Palme também têm estado muito calados.» 

Na íntegra AQUI.
.

2 comments:

voz a 0 db disse...

Olá Joana...

Ninguém quer saber da "alternativa" pois a alternativa implica a ruptura absoluta com o SISTEMA instalado em Portugal e na Europa...

e romper com o instalado implica a PERDA DE MUITO, e o pessoal não quer perder muito de repente, pois dói muito...
Assim faz como está a fazer... Vai PERDER MUITO na mesma, mas vai perdendo DEVAGARINHO, para não doer tanto...
São opções tomadas por essa força não visível que se define por "MAIORIA"... As minorias só têm que comer e calar, ou então esperar pelo momento certo para tentar transformar a MINORIA em MAIORIA...

Mas podemos ficar descansados, os minoritários, pois ainda falta muito...

Nas próximas eleições, já sabem, votem na "alternativa"... VOTEM Partido Socialista... Pois afinal são todos iguais!

Abraço

Septuagenário disse...

Não sei se há grandes humoristas noutros países europeus, mas em Portugal o riso amarelou de vez.

Rir-a-bandeiras-despregadas? de quê?
do Governo? do País? do Povo? dos Comentadores?

Há um homem sozinho que uniu o país e os comentadores numa só voz, e envolveu os humoristas e até Portas no mesmo embrulho.

Foi Gaspar que uniu toda a gente, é pena que o inimigo não são os castelhanos porque aí ganhávamos novamente tal a união.

O inimigo é ele, Gaspar, e este já demonstrou que "recua estrategicamente", mas não é castelhano para perder.