18.11.12

Deriva autoritária na Europa



Via ATTAC, cheguei a este texto de Xavier Caño Tamayo, que pode ser lido na íntegra aqui.

«Os fascistas da Aurora Dourada e os grupos ou partidos xenófobos de extrema-direita da Holanda, Bélgica e outros países europeus são certamente detestáveis e dignos de toda a rejeição; há que estar alerta, tomar precauções e tentar isolá-los. O seu crescimento nos últimos anos, alimentado pelos medos que suscita a crise que assola a Europa, é preocupante. Mas não são o maior perigo dos nossos dias. É a própria classe política dirigente europeia, ao serviço descarado do poder financeiro, que caminha para o autoritarismo e se encarrega da democracia. Barroso, Draghi, Van Rompuy, Olli Rehn, Merkel, Rajoy, Monti, Samaras, Passos Coelho e companhia não precisam dos esquadrões fascistas tradicionais. Por agora. Eles desmantelam o sistema democrático sem a ajuda de fascistas by the book, porque prescindem olimpicamente da cidadania, nem lhes ocorre ouvi-la, ignoram-na, violam os seus direitos e reprimem duramente quando se resiste ou se protesta. Além disso, o que é insultuoso é que pretendam ser defensores da democracia quando o que fazem é esvaziá-la de conteúdo. Reduzem-na a um cenário, a uma liturgia, a algo que parece uma farsa. (...)

William Shakespeare escreveu que "a erva cresce à noite e que, quando os ricos saem para passear no dia seguinte, já cresceu entre as lajes do átrio". Para bom entendedor ... Porque o mundo nunca mudou pela generosidade de quem tem o poder, o mundo mudou pelo protesto, pela resistência e pela acção dos governados e explorados: o mundo mudou sempre apesar dos que mandavam e detinham o poder. Porque, em última instância, a democracia verdadeira não é um objetivo, mas um caminho. Por muito que lhes custe.» 
.

2 comments:

São disse...

Pois, concordo.

O pior foi saber, através de documentário, que uma grande parte da extrema-direita europeia anda em grande - e, para mim, inaudita - confraternização com a extrema-direita israelita!!

Boa semana

Jorge Conceição disse...

Em relação à referência aos partidos de extrema direita eu acrescentaria ao texto citado que esta classe política, com a sua actuação, até faz com que tais partidos, com os seus slogans críticos e aparentemente pró-sociais, colha simpatias populares, como tenho verificado no Facebook…