23.11.12

Esses milionários que nos querem



Segundo uma notícia ontem publicada na revista Visão, e entretanto transcrita numa página do ministério dos Negócios Estrangeiros, 20 milionários não europeus já estão em fase de negociações com o governo para tirarem partido da Lei n. 29/2012 (publicada em Agosto) que lhes dá direito a um visto de residência em Portugal se por cá investirem um milhão de euros, se criarem pelo menos 30 postos de trabalho, ou se comprarem um imóvel por mais de 500.000 euros. Mais algumas dezenas estarão dispostos a seguir-lhes o exemplo.

Segundo a mesma notícia, a explicação para tanto interesse («perfilhada», aparentemente, pelo ministério de Paulo Portas) estaria na obtenção de «um visto especial de residência num país do espaço Schengen».

E é aqui que deixo de entender. Se os ditos milionários investissem neste canto da Europa porque nem dariam pela falta de mais milhão, menos milhão, tudo bem. Se comprassem um palácio no Algarve para gozarem do clima, ainda melhor. Mas para terem um visto de residência no espaço Schengen? Com que fim? Para poderem depois emigrar para o resto da Europa? Para nela poderem circular livremente? Mas quem são os ricos que estão hoje impedidos de o fazer? De que nacionalidades mais ou menos proscritas podemos estar a falar? 

Fico com curiosidade de saber quem são esses primeiros 20 «conquistadores». Há algo que me escapa, Ou que me cheira a esturro. 
.

3 comments:

Anónimo disse...

Lavagem de dinheiro é o objectivo. Este Portugal serve para tudo

Helena Araújo disse...

Na Alemanha recebem o mesmo com muito menos esforço: já a partir de um investimento de 250.000 euros, e da criação de 5 postos de trabalho.

Anónimo disse...

O que está a passar ao lado é a possibilidade de aquisição de nacionalidade portuguesa. O art. 5º, n.º 3 diz que a permanência pelo tempo mínimo em Portugal (30 dias no 1º ano e 60 dias nos seguintes) <>, OU SEJA, de acordo com a lei da nacionalidade estes "investidores" ao fim de 6 anos a viver em part-time em Portugal e após fazerem um teste de português básico (ideal para Angolanos e Brasileiros) adquirem a nacionalidade portuguesa. Vergonhoso...