24.11.12

O 25 de Novembro é amanhã, mas já começaram os «festejos»



Hoje, no Porto, Pires Veloso foi homenageado em reconhecimento do papel que desempenhou no 25 de Novembro de 1975.

O general decidiu comparar a data com a da Batalha de Aljubarrota. É lá com ele, as comparações tontas ficam com quem as faz e até houve sempre iberistas que lamentaram o sucesso da nossa padeira... (Disse também que a actual situação do país se assemelha à «anarquia» do PREC, mas adiante.)

Indo ao que interessa. Paulo Morais, antigo vice-presidente da Câmara do Porto (sim, o mesmo do badaladíssimo vídeo que percorre o Facebook e muitos blogues – não este), porta-voz do grupo organizador do almoço, fez questão de sublinhar que o objectivo da iniciativa foi lembrar «essa data histórica que tem passado despercebida injustamente», «repor a sua real dimensão no âmbito da verdade histórica», porque «se é verdade que o 25 de Abril de 1974 libertou o país de uma ditadura que o oprimia há quase cinco décadas, o 25 de Novembro libertou-o de outra, de sinal contrário e mais sanguinária». (O realce é meu.)

À medida que os anos vão passando, cresce a tentativa de apagar Abril e de o substituir por Novembro. E não é certamente por acaso que esta homenagem aconteceu agora e não há cinco, nem há dez anos. Não me canso por isso de divulgar esta intervenção de Fernando Rosas na Assembleia da República. Foi feita em 2009, mas é mais actual do que nunca.



(Fonte da notícia)

4 comments:

luis reis disse...

Mas o que é que se espera de um filho da puta como esse Paulo Morais?

luis reis disse...

é que estes tótós escutam estes merdas como por exemplo outro ranhoso ,um tal de Ferreira (jornaleiro da SIC/N)que ladra uma scoisas de "economês", e faz desta gentalha a sua BANDEIRA...
Nem se aprecebe ao que vem esta gentalha!!Tenho visto muita gente de esquerda a aplaudir ( com os pés?),e fico espantado...não reparam que esta "rapaziada" é do mais retrogado reácionarismo que existe cá do burgo?É do maior populismo, AQUILO QUE VOMITAM!!!Eles sim, são contra a DEMOCRACIA!São os arautos da VIRTUDE,...Hitler também.

Anónimo disse...

"discursos" do Professor Fernado Rosas um "historiador" bloquista especializado no Estado Novo... Nunca liguei a nada do que ele diz devido ao seu parcialismo gritante.
A seguir só falta aparecer e discursar um historiador neonazi especialista em judeus ou um historiador talibã especialista em cristianismo.

Joana Lopes disse...

Anónimo,
O que é que, para si, um historiador imparcial do 25 de Abril? Um saudoso de Salazar? É bem provável...