31.12.12

Cavaco: sugestões para o discurso de amanhã



Nada mais recomendável do que inspirar-se num bom antecessor. 

«Decorreu célere, como os que o precederam, o ano que acabou de sumir-se na voragem do tempo. Outro o substituiu, para uma vida igualmente efémera. Nesta mutação constante, afigura-se haver agora um fenómeno de visível incongruência, pois, quando tudo se processa a ritmo que se acelera constantemente, pareceria lógico que de tal circunstância resultasse um aparente alongamento no tempo e não precisamente o inverso. Se sempre o presente, mal o é, se torna logo em passado, nunca, como nos nossos dias, tão evidente verdade pareceu mais evidente.»
Américo Tomás, 1/1/1966 

«Eis-nos chegados ao primeiro dia da oitava década do século XX, pelo que precisamente de hoje a trinta anos surgirá, para os que então viverem, o primeiro dia do século XXI. (...) Mensagem em que lhes comunico o meu pensamento e a minha simpatia que naturalmente reflecte as tristezas do ano que passou e procura animar-se com as esperanças que o futuro tem sempre e felizmente o condão de criar mesmo nos espíritos mais desalentados pelas desgraças, pelas injustiças e pelas desilusões.»
Américo Tomás, 1/1/1971

«A minha boa vontade não tem felizmente limites. Só uma coisa não poderei fazer: o impossível. E tenho verdadeiramente pena de ele não estar ao meu alcance.»
Américo Tomás, Junho de 1964

Quando nos ríamos com estas pérolas, não esperávamos vir a «chorar» com outras.
.

0 comments: