29.1.13

São ricos e não são parvos



FMI suspeita que ricos estão a fugir ao fisco.

«No caso dos rendimentos brutos declarados pelos profissionais liberais, o FMI indica que houve uma queda de 24% entre 2010 e 2011, enquanto o rendimento dos trabalhadores dependentes "caiu apenas 3%". E nas declarações dos dois escalões mais elevados de IRS, "o rendimento colectável caiu significativamente mais do que noutros escalões no mesmo período".»

Eu sei, e o FMI e a Autoridade Tributária e Aduaneira não sabem, que a economia paralela está a crescer a passos de gigante? Que muitos, mesmo muitos, profissionais liberais só não recebem em dinheiro quando não podem e que os clientes agradecem (e de que maneira!...) que lhes seja «descontado» o IVA nos serviços que pagam? Que só quem trabalha unicamente por conta de outrem não tem caminho de escape?

É isto louvável? Claro que não, mas só ceguinhos é que não previram que iria inevitavelmente acontecer. Sabe-se o que passa quando se estica uma corda para além do razoável. 
.

2 comments:

NG disse...

Pode ser evasão fiscal ou pode ser a tão promovida emigração
"Pois fui uma verdadeira trabalhadora independente durante 12 anos. Há quinze emigrei e depois voltei, mas agora decidi emigrar de novo para outro país onde me dêem valor e não me tirem 78% do meu rendimento (no conjunto de IRS e SS)" (comentário no insurgente)

voz a 0 db disse...

Olá Joana...

Mas o que se pode esperar de um sistema fiscal e tributário absolutamente gigante e atulhado de burocracia?

Se calhar o caminho é simplificar ao máximo o sistema de colecta de recursos financeiros ao máximo e ficando apenas uma margem residual <= 1%, mas tendencialmente 0%, que não contribuiria para o sistema de colecta!

Mas isto que acabei de escrever é loucura... É tão louco como escrever que "existem outras formas de ajustar as despesas do Estado"!

Abr