21.3.13

«Guia de entrega»» de Américo Tomás e Marcelo Caetano



Numa tertúlia organizada pelo movimento «Não apaguem a memória!», no passado Sábado, no café Vavá, em Lisboa, muitas pessoas levaram objectos relacionados com a memória dos tempos da ditadura e falaram sobre os mesmos.

Uma dessas pessoas foi Martins Guerreiro, militar de Abril, que mostrou e leu um documento que depois lhe pedi pelo seu interesse histórico!

Como é sabido, no dia 26 de Abril de 1974, Américo Tomás, Marcelo Caetano, Silva Cunha e Moreira Baptista seguiram de avião, de Lisboa para o Funchal. Esta é a «DECLARAÇÃO DE ENTREGA DOS EX-MEMBROS DO GOVERNO». assinada pelo Governador Militar. (Clicar na imagem para ler.)

A «mercadoria» ficou depositada e seguiu mais tarde para outros destinos.
 .

4 comments:

septuagenário disse...

Pode-se-á considerar este o derradeiro momento do Estado Novo.

E não o momento da entrada de Marcelo dentro do Chaimite.

Até aqui ainda se fez tudo dentro da disciplina militar habitual.

Este documento datado e localizado até podia ser dos mais significativos do fim do Salazarismo.

Fenix disse...

Falta agora documentar o tempo e o modo da entrada subrepetícia do velho modelo adaptado à realidade actual, e se possível passar a competente guia de marcha destes neofascistas para bem longe, talvez para uma viagem de circum-navegação na estratosfera.

Paulo Topa disse...

Documento muito interessante. Contudo, fiquei com a dúvida se é original. Se sim, não deveria estar junto de uma entidade oficial que o pudesse preservar e divulgar? Pela minha parte, obrigado (por isto e pelo resto).

Joana Lopes disse...

Paulo Topa, o que eu vi, nas mãos do Martins Guerreiro, foi uma fotocópia do original.