15.3.13

Sondagem: um gráfico, uma Nação



Conheceram-se hoje os resultados da sondagem da Universidade Católica para a RTP, Antena 1, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, detalhadamente divulgados nestes dois jornais. (Aconselha-se a leitura dos textos e a a visualização dos gráficos.) 

Para além de muitas outras considerações possíveis, penso que a mais evidente, e mais preocupante, se deve focar no facto de a maioria dos inquiridos não ver, na oposição, uma alternativa credível ao actual governo. Só isto pode explicar que o PSD suba quatro pontos, aproximando-se do PS que se mantém, e que todos os outros partidos desçam. Quando 77% dos inquiridos se manifestam negativamente quanto à acção do Governo, e julgam que as medidas em curso não vão tornar o país nem mais competitivo nem mais desenvolvido (60%), mas pensam que nenhuma outra força se comportaria melhor ou da mesma maneira (61%), embora existam alternativas (50%), estamos perante um atestado de incompetência passado a tudo e a todos.

Claro que haverá quem venha dizer, uma vez mais, que as sondagens são mal feitas ou que os portugueses são ignorantes ou masoquistas. Não resolve. O que parece evidente é que algo de muito profundo terá de mudar, não só no rumo da governação como também na forma de as oposições criarem e comunicarem alternativas. Mas que fique claro que esta tarefa não passa – muito pelo contrário –, no meu entender, por iniciativas perigosamente protopopulistas sobre formas de representatividade.
.
.

1 comments:

JOSÉ LUIZ FERREIRA disse...

O PCP e o BE têm demasiado medo de afrontar o senso comum. Este medo tolhe-os de apresentar verdadeiras alternativas, embora estas existam, sejam viáveis e conhecidas, e andem em cada vez mais cabeças.