1.4.13

Há 38 anos, a primeira campanha eleitoral



À meia-noite de hoje, 0:00 horas de 2 de Abril, terão decorrido 38 anos sobre o início da primeira campanha eleitoral da democracia portuguesa – aquela que se destinou a eleger deputados com a missão de escreverem uma Constituição que viria a ficar concluída um ano mais tarde.

Concorreram doze partidos: CDS, FEC (M-L), FSP, LCI, MDP/CDE, MES, PCP, PPD, PPM, PS, PUP, UDP e uma Associação ADIM (Associação para a Defesa dos Interesses de Macau).

O PPD foi o primeiro a arrancar com a colagem de cartazes, simbolicamente iniciada por três dos seus principais dirigentes – Balsemão, Magalhães Mota e Sá Borges –, foi o PS que fez o primeiro comício, com início dado por Mário Soares, em Faro, no primeiro minuto da campanha.

O processo de recenseamento foi um trabalho homérico e saldou-se pelo sucesso de uma participação de 91% dos eleitores. De um dia especialmente festivo, ficou a memória de filas intermináveis, onde muitos votavam pela primeira vez na vida.

Os resultados da votação foram os seguintes, em percentagens e número de deputados eleitos: PS 37,87% (116), PPD 26,39% (81), PCP 12,46% (30), CDS 7,61% (16), MDP 4,14% (5), UPD 0,79% (1), ADIM 0,03% (1).

Muito estranho rever / reviver tudo isto, a 38 anos de distância e sabendo / vivendo o que sabemos / vivemos hoje. 
.

2 comments:

Porto Santo disse...

A noticia está incompleta, fugindo assim à verdade histórica, porquanto, cara amiga Joana, alguns partidos foram proibidos em concorrer nestas ditas primeiras eleições livres, entre elas o MRPP. É importante não se fazer revisionismo da história, porque assim a verdade fica muito aquém do ela é.

Um abraço,
Rui Mateus.

Joana Lopes disse...

Rui, já lhe respondi no Facebook: este «post» NÃO É sobre a pré-história das eleições de 1975, ou haveria muito mais a dizer.
Da parte de quem tem prática de secrever em blogues, é uma reaclção descabida, desculpe que lhe diga...