23.6.13

O deserto do meu contentamento



Na actual sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, reunido em Phom Penh, no Camboja, na mesma em que Coimbra foi declarada Património da Humanidade, também o Deserto da Namíbia foi incluído na lista (*). Que Coimbra me desculpe, mas bati mais palmas: este enorme «Mar de Areia» foi das maiores maravilhas que me foi dado ver neste mundo. Por lá andei em 2007 e bem gostaria de um dia voltar. «Regresso» com algumas imagens das suas míticas dunas, as duas últimas tiradas a bordo de um pequeno avião.






(*) Com a seguinte justificação: «O "Mar de Areia da Namíbia" é o único deserto costeiro do mundo, que inclui extensas áreas de dunas influenciadas pelo nevoeiro. Cobrindo uma área de mais de três milhões de hectares e uma zona tampão de 899.500 hectares, o local é composto por dois sistemas de dunas, um antigo semiconsolidado, recoberto por um mais novo activo. As dunas do deserto resultam do transporte de materiais vindos do interior, de locais a milhares de quilómetros, que são levados por rios, correntes oceânicas e vento. Há planícies de cascalho, planos costeiros, montanhas rochosas, ilhas de pedra dentro do mar de areia, uma lagoa e rios efémeros, num conjunto de que resulta uma paisagem de uma beleza excepcional. O nevoeiro é a principal fonte de água no local e é responsável por um ambiente único em que os invertebrados endémicos, répteis e mamíferos se adaptam a uma variedade, em constante mudança, de micro «habitats» e nichos ecológicos.» 
.

4 comments:

EPADRV disse...

O deserto é uma imensa experiência sensorial e espiritual. Uma experiência de paz, de aridez que enche a alma. Sem gente. E talvez por isso mesmo.


(Joana, gosto muito de a ler. Não comento como gostaria, à velocidade com que posta, não acompanho este ritmo :):))

Joana Lopes disse...

Muito obrigada!

AEfetivamente disse...

Joana, entrei de forma errada no comentário acima, sou eu, do AEfetivamente. Desculpe. :)

vítor dias disse...

Nunca estive em nenhum mas deve ser inesquecível. E, além do mais, na presente situação, num deserto de quantos trastes políticos e desgraças de política não nos esqueceremos !