15.7.13

Regressa a má moeda



«A má moeda expulsa a boa moeda, escreveu há muitos anos Cavaco Silva, recomendando a Lei de Gresham ao mundo político. Foi o início do fim do Governo de Pedro Santana Lopes. Anos depois, com a sua proposta para a “salvação nacional”, o presidente beija mortalmente o Governo de Passos Coelho.

A má moeda regressa como uma ferroada letal. Diz Cavaco: na política actual os incompetentes voltaram a afastar os competentes. E isso não pode ser. Mais do que travar as ambições de Paulo Portas e de minar a estratégia defensiva de António José Seguro, Cavaco abriu a guerra de sucessão no PSD. (...)

Com a sua política cega de austeridade, Passos vai atirar o PSD para um desastre eleitoral. E, pior, ia permitir que Paulo Portas fosse o chefe do Governo. Foi isso que Cavaco travou, também em nome do velho PSD. Ao mesmo tempo mostrou que Passos Coelho é inútil ao PSD e que é urgente retirá-lo do poder. Substituindo-o pela moeda boa. Que, em condições normais, crie um verdadeiro executivo de “salvação nacional”, em conjunto com o PS. E só os dois. (...)

Cavaco nunca esquecerá as afrontas que Passos Coelho e Paulo Portas lhe fizeram há muitos anos. Agora, face a um Governo exausto e sem norte, abre a caixa de Pandora. Com a espada da troika e do financiamento em cima da cabeça, os partidos estão sob pressão. Não podem romper a corda que os liga à salvação do país. Cavaco travou Portas. E, tal como Vítor Gaspar, disse ao PSD que Passos Coelho não sabe ser líder. Ou seja, que o partido o deve remover.»

Fernando Sobral
O link pode só funcionar mais tarde.
.

0 comments: