1.7.13

Salgueiro Maia



Façamos uma pausa na telenovela governativa desta tarde para recordarmos que Salgueiro Maia faria hoje 69 anos.

Antes de rumar a Lisboa, na madrugada de 25 de Abril de 74, na parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, dirigiu estas palavras a 240 soldados:
«Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!»
E vieram todos.

Algumas horas mais tarde, e depois de muitas intervenções operacionais, coube-lhe ser, pelas 16:30, o protagonista do momento decisivo:



Um detalhe mas que talvez valha a pena frisar: Salgado Maia ainda nem tinha 30 anos quando tudo isto aconteceu. Não se considerou demasiado jovem para a função. Aos 29 anos é-se adulto.
.

3 comments:

José Gonçalves Cravinho disse...

Na manhã do dia 25 d'Abril,
Caetano e seus apaniguados,
no Carmo estavam cercados,
com a Guarda no seu covil.

Evocando a Senhora do Carmo,
Caetano e os fascistas safados,
no Quartel ouvira assustados,
o Maia dizer:-Eu não desarmo!

antónio m p disse...

Adulto e muito, Joana. Nessa altura eu tinha 25 anos e já tinha passado dois na guerra colonial. Quando se é adulto para sacrificar a vida (ainda que contra vontade) é-se adulto para tudo.
Cumprimentos.

Joana Lopes disse...

É isso mesmo, António.