14.11.13

Nação valente!



Um excelente texto de Luís Nazaré, com uma ironia cortante, no Negócios de hoje (*).

«É o segredo mais bem guardado do planeta. Nós, precisarmos de um novo programa de assistência? Nós, pensarmos numa reestruturação da dívida pública? Claro que não. Isso é coisa de masoquistas ou de incontinentes verbais. Qualquer criatura minimamente lúcida sabe que daremos a volta por cima. A economia está a recuperar, o desemprego a baixar, as medidas de austeridade a funcionar em pleno. A Alemanha está tranquila, a Comissão Europeia idem, a confiança dos mercados e das agências de notação em alta. Os portugueses voltaram a acreditar no Pai Natal. O que terá dado, então, ao ministro dos Negócios Estrangeiros? Quatro e meio por cento de juros para nos furtarmos a um qualquer programa de intervenção? Nem pensar. Seja qual for a taxa, cá estaremos para honrar os nossos compromissos. (...)

Cabecinha fria, é o que se pede. Eles bem sabem, lá fora, que os lusitanos são gente de bem. Podemos ter de emigrar, definhar, entristecer, quebrar os laços de solidariedade intergeracional, mas incumprir nunca, nem num tostão. Não somos de defaults, isso é para gente pouco honrada como norte-americanos, alemães, islandeses e outras tribos bárbaras que, em momentos de aperto, tiveram o despudor de reestruturar. Nós, orgulhosamente intervencionados, pagámos sempre as nossas dívidas ao preço que nos exigiram. Connosco, os mercados financeiros não têm de se preocupar. Nação valente! (...)

Ora, estes registos descrentes e tendenciosos têm de ser exterminados. Há que manter um silêncio absoluto sobre a dívida. Nem falar de programas cautelares ou de reestruturação, que o mundo nos quer como sempre nos viu – cordatos e cumpridores. Qualquer estratégia comum com a Europa periférica é contra-producente. Siga-se a velha norma latina das infidelidades: negar até ao fim e manter o sorriso. E esperar que nenhum analista internacional tenha alguma vez lido ou sonhado que nós portugueses abdicaremos de ser nobres e imortais.»

(*) O link pode só funcionar mais tarde. 
.

0 comments: