9.11.13

O povo não era tão sereno assim



Que eu saiba não está marcada para hoje nenhuma manifestação a favor deste governo, mas, num Domingo de 1975, exactamente há 38 anos, houve uma espécie de «Obrigado, troika!». com uma diferença: foi mesmo a sério.

PS e PPD, secundados por CDS, PPM e PCP de P-ML, convocaram uma manifestação de apoio ao VI Governo Provisório e ao primeiro-ministro, com o lema: «Pinheiro, em frente, tens aqui a tua gente!» . O Terreiro do Paço encheu-se, mas ninguém recordaria hoje o facto (todos os espaços se enchiam, dia sim dia sim…) sem as granadas de fumo e de gás lacrimogéneo (mais alguns tiros) que deflagraram durante o discurso de Pinheiro de Azevedo contra as forças à esquerda do PS. Iniciativa de autoria não muito clara e objecto de acusações cruzadas, mas que foi enorme susto para muitos e gáudio para a esquerda da esquerda que viu a cena em casa, em directo televisivo.

«O povo é sereno, é apenas fumaça!», gritou o então primeiro-ministro, numa tirada que ficou para a pequena história dos últimos dias do PREC. Muitos acontecimentos se seguiriam, em duas semanas absolutamente vertiginosas. E sobretudo decisivas.



P. S. – Vale mesmo a pena ler a notícia detalhada no Diário de Lisboa, porque retrata bem o ambiente dessa tarde. 
.

3 comments:

irlando disse...

Estou muito esquecido,importas-te de
explicar o que é isso do "PCP de P-ML".

Joana Lopes disse...

>Aqui há informação.

almada disse...

Não é PCP de P-ML, mas sim PCdeP-ML

Partido Comunista de Portugal Marxista-Leninista