6.12.13

Mandela, Cavaco e vergonha na cara



Ao ser conhecida a notícia da morte de Mandela, ninguém imaginava de certo que o presidente da República Portuguesa não enviasse condolências ao seu homólogo da África do Sul.

Mas podia e devia ter evitado, caso se olhasse ao espelho e tivesse alguma vergonha na cara, afirmações como estas:

«A dedicação de Nelson Mandela aos valores da democracia, da liberdade e da igualdade – nas suas palavras, “um ideal por que espero viver e que espero alcançar, mas, se necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer” – invadiu os corações de todos quantos o admiram, na África do Sul ou em outro lugar, incutindo esperança, mesmo diante dos desafios mais difíceis.
A atribuição do Prémio Nobel da Paz a Nelson Mandela e a sua eleição massiva para a mais elevada Magistratura da África do Sul simbolizaram o merecido reconhecimento de um político de causas e uma vitória para os Direitos Humanos no mundo.»

Porquê? Porque hoje é dia para recordar que, tal como enviou condolências ontem «em nosso nome», foi também «em nosso nome» que, em 1987, enquanto primeiro-ministro, mandou que Portugal votasse CONTRA esta Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, que exigia a libertação de Mandela, então condenado a prisão perpétua. Não foram 50, nem 20, nem 10 os países que o fizeram, mas apenas três (como pode ser verificado neste quadro com o resultado da votação): Estados Unidos, Reino Unido... e Portugal. Cavaco, como sempre bem acompanhado, desta vez por Reagan e Thatcher. Já vieram alguns insinuar que o objectivo foi «proteger» a colónia portuguesa da África do Sul – atitude timorata e mesquinha, típica de um governante servil e também mesquinho, ontem como hoje e como será até morrer. E sobretudo, repito, sem vergonha na cara.

P.S. - A TSF cita um comunicado emitido esta tarde por Belém, no qual é explicada a posição de Portugal na ONU, em 1987. 
. .

5 comments:

Miguel disse...

Joana, na "mouche".
Ontem à noite, ouvi esta "mensagem" na antena 1, e senti vómitos.
Extraordinária foi também a declaração àquela estação de Rui Machete.
Por estes dias, a pouca vergonha vai alastrar.
Abraço
Miguel Teotónio Pereira, Marvão

Joana Lopes disse...

Olá, Miguel, abraço. Sim, isto vai ser uma vergonha, mas, pelo menos a tsf já está a falar de 1987.

Helena Romão disse...

E é o cavaco que vai ao funeral, disse agora à noite a TSF.

Anónimo disse...

Só é pena que os links sejam impossíveis de abrir! Estão em manutenção?!!
Carminda Costa

Joana Lopes disse...

Carminda Costa, os «links» funcionavam todos, dois deles não abriam agora. Substituí um. O outro, para o «site» da ONU, está de facto em manutenção, como a mensagem que se obtém indica.