28.12.13

Sondagens? Mais uma



Depois de, há uma semana, a Eurosondagem ter divulgado estimativas quanto às intenções de votos dos portugueses se as eleições legislativas se realizassem agora, sabemos hoje, através do jornal i, os resultados da Pitagórica.

Que variações em relação ao estudo da mesma empresa em fim de Outubro? Não muitas quanto a PS e BE (exacta ou praticamente na mesma), CDS com mais 0,4%, PSD com mais 2% (bate-me que eu gosto...) e CDU com menos 2%. Mais: ao olhar para o que a Eurosondagem divulgou há uma semana, a convergência é também grande (*). Ou seja: quem não acredita em sondagens que se cuide, já que, neste momento, parece que apontam todas mais ou menos no mesmo sentido.

Quanto à Pitagórica de hoje: PS sempre à frente mas a quilómetros de uma maioria absoluta, aliança governamental a subir à custa do PSD, CDU a descer, BE tristemente constante na cauda da fila. A teórica maioria de esquerda, que se mantém (quase 55% se somarmos PS, CDU e BE), em termos de horizontes próximos futuros continua tão inútil como até agora.

Ou seja, globalmente e para usar um plebeísmo mais do que adequado na situação vertente: «Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes.» 

(*) Eurosondagem em 20/12: PS 36,5 / PSD 26,5% / CDU 10% / CDS 8,5% / BE 6,5% 
.

0 comments: