25.2.14

Por sendas antigamente percorridas



O grande Parque Nacional de Tikal, com 16 km2, é mais um Património da Humanidade, neste caso não apenas Cultural mas também Natural pelo seu enquadramento numa verdadeira selva, muito rica em flora e fauna.

É, sem dúvida, o mais belo e mais imponente legado dos maias que vi até agora, com templos e grandes áreas residenciais, dos quais apenas 20% se encontra já recuperado, com tudo o resto ainda enterrado debaixo da floresta. A parte mais antiga foi construída por volta de 600 d.c. (por cima de edificações bem anteriores aos maias) e os dois templos principais por volta de 700. Nessa época, Tikal estendia a sua influência a uma área mais vasta, habitada por cerca de 100.00 pessoas.

Mas, tal como aconteceu com Cópan, Quiriguá e outras regiões, doenças, guerras e fome precipitaram o declínio deste período clássico da civilização maia e, por volta do ano 900, Tikal, terra de agricultores e estudiosos dos astros, perdeu o seu brilho e acabou por se enterrar, no sentido estrito da palavra. Mas foi grande, muito, muito antes de os nossos primeiros reis andarem por aí a construir uns castelitos…








,

0 comments: