20.4.14

Abril de 75 – vicissitudes de uma campanha



Há 39 anos, viviam-se os últimos dias da primeira campanha eleitoral em liberdade: em 25 de Abril de 1975 tiveram lugar as eleições para a Assembleia Constituinte.

A imprensa da época relata as inúmeras sessões de todos os partidos, um pouco por todo o país, recorde-se que foram muitas as interferências de uma parte do clero português quanto a intenções de voto, sobretudo no Norte do país, mas encontrei há pouco uma notícia deliciosa, infelizmente incompleta: o Diário Popular de 17 de Abril citou declarações da emissão portuguesa da Rádio Vaticano, segundo as quais «os católicos portugueses não devem dar o seu voto a partidos cujas opiniões e métodos são incompatíveis com as determinações cristãs do homem e a sua vida social. (...) Ninguém ainda conseguiu demonstrar que a visão católica (...) pode ser reconciliada com ideias marxistas». (*) (O realce é meu.)

Foi há 39 anos e é verdade que o papa não se chamava Francisco.

(*) Adelino Gomes e José Pedro Castanheira, Os dias loucos do PREC, p.78. 
,

1 comments:

Victor Nogueira disse...

Estátua já o cónego melo tem, ao contrário do pe max ou o mário de vieira da lixa, luís moita ou francisco fanhais. E para o altar já caminham os pastorinhos, os tais que lá nas brenhas descobriram que era preciso orar para converter a Rússia, não a do czar cristão ortodoxo mas a dos "bolcheviques"