21.4.14

Há um quarto de século – «Secos e Molhados»



Em 21 de Abril de 1989 teve lugar uma manifestação de polícias, que ficou conhecida como de «Secos e Molhados». O que estava em questão? Liberdade sindical, uma folga semanal, vencimentos mais altos e melhores condições laborais. Houve confrontos entre os manifestantes e o corpo de Intervenção da PSP, que lançou jactos de água e usou bastões para dispersar quem protestava.

E hoje? «Vinte e cinco anos depois há um conjunto de circunstâncias que deixam os polícias numa situação muito semelhante à dos secos e molhados. Infelizmente sentimos que há um retrocesso» e «a grande luta neste momento é não perder o que foi conquistado ao longo do tempo», afirma o presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP). «Se hoje perguntarmos a um polícia como se sente na PSP ele vai dar uma resposta muito semelhante à de 1989, ou seja, o estado de espírito é o mesmo: a desmotivação e o não reconhecimento da profissão.»

O primeiro-ministro de então chamava-se Aníbal e era bem novinho, como se constata no vídeo. Elas não matam mas sempre vão moendo.


.

0 comments: