21.5.14

Europa: empurrada para uma espécie de semiperiferia do mundo



«As notícias que chegam da Zona Euro e do BCE continuam a ser preocupantes, mostrando que não só o crescimento não arranca como, mais grave, os efeitos da austeridade, em alguns países, estão a alastrar e se vão prolongar no tempo, com consequências devastadoras, não só para as economias como para a confiança dos cidadãos.

O voluntarismo de uns e os preconceitos ideológicos da ‘agenda liberal’ provocaram erros de cálculo que estão a ser pagos por toda a União. A hipocrisia está a substituir a solidariedade. O caso português é típico. A unanimidade e o calor com que uns quantos saudaram o êxito do cumprimento do plano de ajustamento, ‘permitindo’ a opção por uma dita saída limpa, ilude o facto de que para os governos europeus nunca tinha sido encarada outra hipótese, pura e simplesmente porque, como alguns depois fizeram questão de explicar, estamos num tempo em que cada um tem de se saber desenvencilhar sozinho, atirado ao mar ‘sem rede’. (...)

Nenhuma razão, só por si, parece ter força para fazer implodir a UE ou o euro, mas todas juntas – preconceitos ideológicos, divisões culturais exacerbadas entre o Norte e o Sul, a retracção britânica, o crescente descrédito popular no projecto europeu, a tentação de optar por soluções nacionais em vez de dar prevalência às comunitárias – assumem um elevado poder destrutivo.

É que gradualmente, à escala global, esta Europa sem vontade nem rumo, está a deixar de fazer parte do centro, deixando que a empurrem para uma espécie de semiperiferia do mundo, ultrapassada em poder e influência, não apenas pelos EUA e pela China, mas também outras potências emergentes, que rapidamente assumiram posições dominantes em termos de crescimento, de competitividade e progresso material.»

(O link pode só funcionar mais tarde.) 
.

1 comments:

Niet disse...

Terrivel para lá do Acordo Bilateral EU/USA é a funesta e contraditória politica externa norte-americana ligada aos interesses inconfessáveis da oligarquia mundial capitaneada por Washington. o caos e morte irradiaram do Iraque e, dez anos depois, estão em grande parte do Sara, no Yemen e nos Balcãs. E a sra. Merkel cumpre as instruções de Obama, sem tugir nem mugir, por causa da " irracionalidade " dos mercados... Niet