3.6.14

O TC como inimigo público



«Num dos diálogos típicos de "Sim, Sr. Ministro", Jim Hacker perguntava: "Humphrey, consideras como parte da tua função que deves ajudar os ministros a fazer de tolos?" E este respondia: "Bem, nunca encontrei um que precisasse de qualquer ajuda".

Nos últimos anos, como bons alunos, muitos membros da maioria têm seguido os ensinamentos de Humphrey, especialmente quando se trata de uma qualquer decisão do Tribunal Constitucional. O Governo continua a acreditar que a Constituição portuguesa é o memorando assinado com a troika. (...)

Prefere ter como inimigo público o TC. É uma boa desculpa para os seus dislates, a começar pela incapacidade de reformar o Estado. Quando em 2015 tiver de baixar o défice ainda mais, que mais cortes e impostos irá o Governo inventar?

O Governo continua incapaz de criar uma ponte com o TC e até agora nunca conseguiu explicar aos portugueses qual é o sentido de tantos cortes provisórios que se tornarão definitivos. (...) Controlar o défice e a dívida é uma coisa. Criar desculpas é outra.»

Fernando Sobral, no Negócios.

0 comments: