28.6.14

Peregrinemos – o arco da governação gosta



Por iniciativa do PSD e do CDS, foi proposta e aprovada ontem, pela Assembleia da República, uma Resolução que institui o Dia Nacional do Peregrino. O texto começa assim e o resto pode ser lido no site da AR.

1 - Desde tempos imemoriais que os peregrinos – vocábulo de origem latina, per agrum, que significa ‘pelos campos’ –, realizam, no âmbito histórico e religioso, individualmente ou em grupo, jornadas em direcção a um determinado lugar sagrado.
2 - Em Portugal, existe uma forte tradição na realização de peregrinações cristãs direccionadas para os mais variados locais de culto, com destaque para aquelas que se decorrem no Santuário de Fátima, que envolve inúmeras pessoas.
3 - É de referir que a condição de peregrino não se esgota na intenção de caminhar em direcção de um lugar sagrado; importa também valorizar o motivo que o levou a fazer essa jornada, determinante para a sua vida, onde muitas vezes se procura o sentido da própria existência, como um percurso interior.

Toda a gente deve ser livre para peregrinar, peregrine-se a pé, de carroça ou de avião, nada contra quem decide fazê-lo pelos mais variados motivos. Tenho um amigo que foi a Fátima a pé para festejar a vitória do Sporting num campeonato e desejei-lhe, com sinceridade, boa sorte.

Outra coisa é ver os deputados que representam o conjunto de um povo com iniciativas como esta. Primeiro porque estamos num estado laico, segundo porque se escolhe, uma vez mais, uma das religiões existentes quando ela é ainda maioritária mas cada vez menos. Para «amanhã», um Dia do Ramadão??? Além disso: pretende-se exactamente o quê: incentivar a venda de velas e de imagens da Virgem?

Last but not the least: pelo Público fico a saber que a Resolução foi aprovada por PSD+CDS+PS. Deste último partido, é certo que 26 deputados se abstiveram (porquê, terá havido declarações de voto?) e que 4, apenas 4, votaram contra: Pedro Delgado Alves e Marcos Perestrello, Isabel Moreira e Sérgio Sousa Pinto. Como são 74 (julgo...), e mesmo que um ou outro já estivesse em modo fim-de-semana, a maioria votou a favor. Registe-se. 
.

1 comments:

Joaquim Carreira Tapadinhas disse...

Esta gente que diz que nos representa, quando na verdade representa os interesses partidários das listas em que foi inserida, não se apercebe dos grandes problemas do país e perde tempo com minhoquices. Quando se interessarão pelo povo,que lhes paga, que deve merecer todo o seu respeito todos os dias. Isto bateu no fundo.