10.6.14

Portugal, Eldorado



Pedro Santos Guerreira, ontem, no Expresso diário:

«O Le Monde descreve hoje Portugal como “o novo Eldorado para os aposentados europeus”. Em plenos processo de cortes de pensões, a ironia não poderia ser maior. Ou mais amarga. (...)

Os exemplos multiplicam-se: os vistos gold dão acesso à União Europeia a quem “invista” pelo menos 500 mil euros, “investimento” que acabou por ser sobretudo na compra de casas; um “cérebro” atraído para trabalhar em Portugal tem isenções fiscais, estranho paradoxo num país que só vê “cérebros” sair por falta de oportunidades e por... impostos altos; um investidor estrangeiro tem via verde administrativa e capacidade de negociar incentivos e impostos à sua medida; e os pensionistas que venham viver para Portugal podem ter dez anos de isenções de impostos. Estranho, não? (...)

A criação de paraísos fiscais para pensionistas e trabalhadores estrangeiros cria assimetrias paradoxais. Qualquer dia, compensa a um português pirar-se, naturalizar-se francês e depois voltar para pagar menos impostos. É extraordinário que Portugal se torne um eldorado para estrangeiros. Que bom seria se se tornasse um eldorado para portugueses.» 
.

1 comments:

Kruzes Kanhoto disse...

Exportamos jovens e importamos velhos...Brilhante!