2.8.14

O crime de Elísio Estanque



Elísio Estanque divulgou, no Público de ontem, a sua «Carta aberta de um ex-militante ao secretário-geral do PS».

Fala da expulsão do partido, de que foi alvo, por o seu «nome ter surgido no 12º lugar entre os "suplentes" da candidatura do Movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) nas eleições autárquicas de 2013», em Coimbra, e explica os contornos dos factos, em parte já divulgados pela comunicação social.

Mas mais extraordinária é a situação em que se encontra agora e que resumiu no Facebook, em texto que transcrevo:

Excomungados

A Comissão Eleitoral das primárias do PS acabou de esclarecer a minha dúvida. No email que enviei eu informava que tentei inscrever-me Online para esse fim, mas o sistema indicou que sou "militante", o que me deixou em dúvida se, afinal, podia ou não inscrever-me como simpatizante. A resposta veio célere: Não posso.
Conclusão: na sociedade civil, os presos que cometem crimes graves continuam, apesar disso, a ser "cidadãos" para efeitos de voto. Ficamos a saber que no PS, não. O apoio a um movimento independente de cidadãos para uma eleição local é considerado um "crime" que merece a "excomunhão" ao ponto de o ex-militante ser excluído da escolha de um candidato a Primeiro-Ministro. Será que poderei votar nas eleições Parlamentares?... Enfim, sinto-me a entrar no Pátio da Inquisição... em pleno século XVI...
Aqui fica a resposta que recebi (ipsis verbis, incluindo os erros gramaticais... Sem mais comentários):

«Caro Elísio Estanque.
Há data do início do processo de inscrição, o seu nome ainda constava na base de dados fornecida à empresa responsável pela plataforma on-line. No entretanto, a situação foi corrigida pelo DND e as alterações já foram comunicadas.
Assim e nos termos n.º 3 do artº3.º do Regulamento Eleitoral “Não podem participar nas eleições os cidadãos eleitores que se encontram na condição de expulsos do PS.”
Com os melhores cumprimentos,
...
P’la Comissão Eleitoral»
assina uma senhora cujas iniciais são PCP...

Como EE sublinha, nem os presos condenados como criminosos são assim tratados na sociedade civil. Aliás, muitos deles, e de outros que por aí andam, devem estar a receber convites para se inscreverem como simpatizantes do PS, e assim poderem votar nas primárias de Setembro, a crer numa notícia segundo a qual a candidatura de António Costa terá comprado, para esse fim, bases de dados com cerca de quatro milhões de endereços de correio electrónico. (Sei de muitas pessoas que já receberam o dito convite, o que não é o meu caso. Será que fui expulsa do PS sem nunca lá ter entrado?)

Com o Regulamento que criou, ou com esta interpretação na aplicação do mesmo, a Comissão Eleitoral das Primárias, presidida pelo insigne Jorge Coelho, bem pode limpar as mãos à parede. Não sei se lamente, ou se gabe a pachorra, de quem se mantém militantemente em organizações deste tipo, governada por gente tão poucochinha. 
.

0 comments: