20.10.14

O Lago dos Cisnes 2.0



«A Europa sonha que está a dançar, ao som de Tchaikovsky, uma nova versão de "O Lago dos Cisnes". Berlim acredita que é a reencarnação do príncipe Siegfried e que, nestes dias de crise muito nebulosa, encontrou a rainha dos cisnes, a rainha Odette, a deusa da austeridade.

Mas, condenada ao feitiço do mago Rothbart, Odette foi transformada em cisne e só à noite consegue recuperar a aparência humana. Ou seja, só depois de penar com a tortura fiscal e o desemprego é que Odette poderá ser libertada do jugo da austeridade. Só que, encantado pela feiticeira Odile, que fingia ser Odette, o príncipe esquece o juramento e rompe-o. (...)

Não será pois só pelo combate ao défice que a Europa sairá do feitiço do cisne com reumático que hoje é. Por isso quando o Governo português aponta para um crescimento económico de 1,5% e se olha para o comportamento das economias europeias e para a canga dos limites dos défices, parece que a Europa está a entrar na fase da esquizofrenia. O bailado alemão é agora um equilíbrio desastrado em cima de um "skate" por parte de quem só pensa nos interesses próprios. E, no meio de tudo isso, Portugal nem é um cisne. É o ganso que paga impostos. E juros da dívida.»

Fernando Sobral

0 comments: