8.10.14

O MUD nasceu há 69 anos


Ver (*)

Em 8 de Outubro de 1945, numa sessão pública realizada no Centro Escolar Republicano Almirante Reis, em Lisboa, foi criado o Movimento de Unidade Democrática (MUD) e lançado um abaixo-assinado de adesão às resoluções aprovadas na referida sessão, nas quais se reclamava ao Governo e ao Presidente da República adiamento das eleições por seis meses, preparação de um novo recenseamento eleitoral, autorização para a formação de partidos políticos, lançamento de novos jornais e protecção às liberdades individuais. Há alguns meses, publiquei aqui a notícia da disponibilização das famosas «Listas do MUD», com 57.131 assinaturas que começaram a ser recolhidas precisamente há 69 anos.

Salazar ilegalizou a organização Janeiro de 1948, sob o pretexto de que tinha fortes ligações ao PCP, mas o MUD, assim como o seu ramo Juvenil, ainda apoiou a candidatura presidencial do general Norton de Matos, em 1949.

Quase sete décadas mais tarde, poucos são os sobreviventes – Mário Soares, Júlio Pomar e João Abel Manta são alguns deles.
*******
(*) Dirigentes do MUD, após entrega das listas para constituição legal do Movimento, no Governo Civil de Lisboa. Da esquerda para a direita: Guilherme Canas Pereira, Câmara Rey; Manuel Catarino Duarte, Afonso Costa (filho), Alberto Candeias, José Magalhães Godinho, Mário Lima Alves, Adão e Silva, Gustavo Soromenho e Manuel Mendes. 
Fonte da imagem e desta legenda: Fundação Mário Soares

0 comments: