14.10.14

O Outro é, afinal, igual a nós



Crónica de Diana Andringa, hoje, na Antena 1:

«Há cerca de um mês, tive oportunidade de ler no Público um artigo do escritor Michael Muhammad Knight, intitulado "O jihadista que nunca o foi".

Nele, Knight descrevia como, em meados dos anos 1990, vendo na televisão imagens de destruição e sofrimento na Tchetchénia, ponderou pegar numa arma para ir lutar pela liberdade tchetchena e como foram muçulmanos tradicionalistas que lhe recordaram a frase de Maomé, segundo a qual a tinta dos eruditos é mais santa do que o sangue dos mártires.

Mas, sobretudo, Knight explicava que o que o levara a pensar em ir lutar na Tchetchénia não era “raiva muçulmana” ou “ódio ao Ocidente”, mas sim “compaixão” , o desejo de combater a opressão e proteger a segurança e a dignidade de outros. E acrescentava uma frase perturbante: “Não foi nenhum verso que eu tivesse lido nos nossos grupos de estudo do Corão que me fez querer ir lutar, mas sim os meus valores americanos.”

Parece bizarro, quando a barbaridade do auto-intitulado ISIS nos leva a traçar uma tão clara linha de demarcação entre “nós” – os que achamos justo combater a opressão e proteger a segurança e a dignidade dos outros – e “eles”, os impiedosos degoladores que oprimem e desrespeitam a segurança e a dignidade desses outros.

O que é fascinante no artigo de Knight é tornar claro que essa linha de demarcação é muito menos nítida do que gostamos de acreditar. Quando ele, que vive nos Estados Unidos, lembra que cresceu – e cito – “num país que glorifica o sacrifício militar e que se sente no direito de reconstruir outras sociedades segundo os seus parâmetros”, e que interiorizou “esses valores muito antes de pensar sobre a religião”, recorda-nos a velha chamada de atenção de Dylan, para que não se contam os mortos nem se fazem perguntas quando Deus está do nosso lado. E a pensar sobre Hiroshima, Mi Lai, Wiryamu. O que Knigt nos diz é que o Outro é, afinal, igual a nós. E sabê-lo é, talvez, a única forma eficaz de combater o terror.

A prática parece já ter mostrado que as armas, por mais que se multipliquem, não logram pôr-lhe fim.»


.

0 comments: