5.11.14

Como se afunda uma nação



«Como se afunda uma empresa? Como se afunda uma nação? Entre o BES e a PT alguns generais com reumático explicaram a forma como se faz isso levianamente. Os chamados centros de "decisão nacional" implodiram uns após outros: uns pela ganância, outros pela falta de sentido estratégico de quem tem gerido o Estado.

O actual Governo que tem do liberalismo uma visão estreita e falsamente inocente (e que deveria olhar como os "liberais" da França, Alemanha ou Inglaterra alinham os interesses do Estado com os do sector privado) poderia ter uma posição de defesa dos interesses nacionais. Duvida-se que a tenha, porque Passos Coelho, como explicou no seu livro "Mudar", acha que o Estado não se deve colocar "na posição simultânea de árbitro e jogador", e só se deve preocupar com a estabilidade macroeconómica e com a regulação. Ainda deve ter pesadelos por não ter privatizado a CGD e a própria Presidência do Conselho de Ministros.

Para Passos Coelho, o Estado não tem de defender interesses estratégicos da nação e dos seus cidadãos. Só deve cobrar impostos. O problema é que se um país sem empresas suficientemente fortes o não fizer, vale mais vender este sítio como estância turística.»

Fernando Sobral

2 comments:

Niet disse...

O Garcia Pereira lançou uma terrivel catalinária contra o processo de falência do BES. Pode ler-se no blogue www.lutapopular.pt ou no site do jornal luta popular de 10 de Agosto.É uma posição muito forte e bem estruturada que nos projecto para a antevisão de um terrivel pesadelo. Salut! Niet

Niet disse...

Endereço rectificado do site onde Garcia Pereira foi entrevistado: www.lutapopularonline.org