7.4.15

Como se as eleições resolvessem o essencial da questão



«Enquanto, no país real, o Fisco se entretém a penhorar gaiolas de pássaros e cotonetes de devedores de impostos, o condomínio irreal da elite nacional discute ardorosamente quem poderá ser o próximo Presidente da República.

Há, claramente, um fosso entre o país pilhado pelos impostos e o que, com luvas de pelica, debate qual deve ser o perfil do futuro mais alto magistrado da nação. É este o pântano em que o regime vai desaparecendo enquanto a orquestra toca e os dançarinos evoluem nos seus fatos brilhantes. (...)

No horizonte, só se continua a ver dívida e défice e quem quer que vá para Belém terá de gerir as pontes entre os partidos que se alternam a governar o Estado. Não há esperança à vista (nem sequer nos discursos pré-eleitorais), nem destino, nem modelo económico ou de sociedade. Discutem-se pessoas que, como PR, não deixam que os nós e os laços da estrutura de poder em Portugal se desfaçam.

O que custa é esta madura forma de sobreviver. Fernando Pessoa escrevia que: "Vivemos em decadência, não sou homem de fundos, não posso salvar nada, integro-me, portanto". O país parece estar a viver tempos de espera, como se as eleições resolvessem o essencial da questão. Discute-se a sobrevivência, sem nos molharmos entre os intervalos da chuva. Falta discutir que país efectivamente queremos.».

Fernando Sobral

0 comments: