21.6.15

Acabar com o califado do mercado



«O conto de fadas, que já tinha levado a humanidade à sua pior crise económica em 1929, regressou como que por magia para reordenar um mundo "desviado" por intervenções estatais, direitos e soberania. A lógica dos mercados sobre as necessidades das pessoas – é isto que está em jogo nas negociações entre o governo grego e os que falam em nome da troika.

Pode a humanidade assistir passivamente a estas negociações, em que o poder do dinheiro pretende colocar-se acima daquilo de que o povo grego precisa, depois de tudo o que já sofreu? Até quando é que alguns governos continuarão a pretender falar em nome da humanidade, enquanto procuram impor os interesses do capital especulativo a mais de 99% das pessoas? (...)

O que a Grécia e todos os países em crise necessitam não é de mais austeridade, mas de um acordo nacional para retomar o desenvolvimento, com criação de emprego e distribuição de riqueza. Para tal, não há que olhar para Berlim mas sim para a América Latina.

Para acabar com o califado do mercado, antes que este termine com o que a Europa de melhor construiu: o seu estado de bem-estar social.»

Emir Sader

1 comments:

Fenix disse...

Se um 1% detentor do capital especulativo consegue subjugar os restantes 99% é, porque no fundo, estamos todos de acordo com o modelo de desenvolvimento que nos subjuga! Então, teremos que mudar de paradigma em que o dinheiro deixe de ser "endeusado"!