17.9.15

No lado errado da História



«Os noticiários na televisão enchem-se de imagens da Europa que há menos de um ano só acreditávamos serem possíveis no Sudão, no Chade, no Afeganistão ou noutro terceiro mundo qualquer. Mas agora os refugiados são brancos e estão mesmo aqui à porta.

É um disparate olhar para os desafios que a Europa agora enfrenta com os mesmos olhos do passado. O que aconteceu antes serve apenas para perceber como o homem se comporta em situações de stress e não para copiar e repetir as mesmas receitas.

Tudo o que as nações fizerem “como antigamente” redundará em desastre. O caso dos refugiados é exemplo disto mesmo. Quantos mais muros se erguerem maior será o problema. Quanto mais fronteiras se fecharem, maior será o desejo (e a necessidade) de entrar ilegalmente no que muitos ainda consideram (e para eles é mesmo) o Eldorado europeu. (...)

Os líderes europeus pensaram apenas em dinheiro, em lucro e em ganhar as suas próprias eleições nacionais, fazendo de conta que o “statu quo” da integração apenas tornava a Europa (o mercado europeu) maior (e mais rico). Ninguém teve a “inteligência” simples de perceber que a integração expansionista deixava a Europa na fronteira dos conflitos. (...)

O desafio europeu nunca foi tão grande. Esta Europa, feita de pequenos estados que historicamente sempre foram rivais, ou se une ou se desintegra.

Agora, a Hungria constrói muros para impedir os que sofrem de partilharem o conforto do euro, como antes Estaline fez em Berlim e muito antes o imperador Adriano na “Britannia”.

Toda a gente sabe o que acontece aos impérios que se barricam do lado errado da história.»

José Manuel Diogo

2 comments:

vítor dias disse...

O José Manuel Diogo não sabe que Estaline já estava morto aquando da edificação do Muro.

vítor dias disse...

O josé Manuel Digo acaba de prolongar a vida de Estaline.