9.11.15

Um 9 de Novembro muito menos calmo que hoje



Foi há 40 anos, a pouco mais de duas semanas do 25 de Novembro, os ânimos estavam bem mais exaltados do que neste belo Outono de 2015 e as forças partidárias diferentemente alinhadas.

PS e PPD, secundados por CDS, PPM e PCP de P-ML, convocaram uma manifestação de apoio ao VI Governo Provisório e ao primeiro-ministro, com o lema: «Pinheiro, em frente, tens aqui a tua gente!». O Terreiro do Paço encheu-se mas ninguém recordaria hoje o facto (todos os espaços se enchiam, dia sim dia sim…) sem as granadas de fumo e de gás lacrimogéneo (mais alguns tiros) que deflagraram durante o discurso de Pinheiro de Azevedo contra as forças à esquerda do PS. Iniciativa de autoria não muito clara e objecto de acusações cruzadas, mas que foi um enorme susto para muitos e gáudio para a esquerda da esquerda que viu a cena em casa, em directo televisivo (as paredes da sala em que estou ainda devem guardar o eco das gargalhadas).

«O povo é sereno, é apenas fumaça!», gritou o então primeiro-ministro, numa tirada que ficou para a pequena história dos últimos dias do PREC.


.

1 comments:

terezinha disse...

"Pequenas" histórias da n/ história recente que devem ser relembradas e acima de tudo, transmitidas às gerações mais novas.