6.12.15

Triste França



A Frente Nacional, de Marine Le Pen, que nunca governou regiões em França terá ficado em primeiro lugar em 6 das 13 existentes, na primeira volta das eleições hoje realizadas.

À hora a que escrevo ainda não há resultados definitivos, apenas estimativas, mas a FN terá ficado em primeiro lugar a nível nacional. FN e Les Republicains de Sarkozy terão obtido cerca de 58% dos votos – vitória claríssima da direita, portanto – derrota do PS de Hollande e da esquerda em geral.

Estas eleições regionais são um pouco complicadas, mas este texto explica como funcionam: Elections régionales, mode d'emploi.

Triste França, pobre França.


.

1 comments:

bea disse...

"Liberdade, Igualdade, Fraternidade", como deixaram os franceses escapar os valores por que tanto lutaram, que empunharam e ergueram qual bandeira, inspiração modelar da Europa.

Não serão apenas eles a estar doidos varridos; somos forçados a perguntar-nos "o que fez" (ou não) a esquerda francesa para motivar tal volteface. Ou será que na política há um ciclo inexorável e uma inevitabilidade do fim de todas as coisas que é independente da sua qualidade.