24.6.16

Brexit, com humor



«Uma UE sem o Reino Unido é o mesmo que uma viagem de finalistas sem bêbados ou um casamento sem ninguém alcoolizado a fazer um discurso, ou um bar de karaoke só com gente sóbria. Os ingleses são isso, essa noção de que há coisas que nunca mudam (e muitas delas metem álcool).

Tenho dificuldade em viver numa União Europeia sem um Ministry of Silly Walks. Imaginem que o Reino Unido sai da UE e o humor da União passa a ser dominado pelos alemães. Mil vezes o domínio económico!

Tony Blair disse que esta é a maior decisão do Reino Unido desde a Segunda Guerra Mundial, e este é um dos raros casos em que Blair não disse uma asneira. Na primeira ida a Londres, fiquei muito impressionado quando visitei Whitehall, especialmente o Cabinet War. Estive no quarto onde o Churchill dormia durante a Segunda Guerra Mundial, e que fica três metros abaixo do chão. Ainda lá está a cama e o bacio que Churchill usava. Aliás, depois de ver o estado em que está o bacio, percebi porque fizeram o quarto do Churchill três metros abaixo da superfície... mas foi arrepiante. Estava ali, naquele quarto, uma parte crucial da resistência da Europa aos nazis e da democracia em que vivi. E é isso que perdemos com o Brexit. (…)

O Reino Unido é aquele amigo (bêbado) divertido da festa que sabemos que, quando ele se for embora, vão começar os outros a dizer que, se calhar, então, também já vão. E já não temos desculpa para dizer: "Fiquem mais um bocado que o Xico foi buscar mais uma garrafa de Licor Beirão e vai fazer a cena com a cabra e o maçarico." Sai o Reino Unido e é o começo do fim da festa. Depois pára a música, desligam-se as luzes e vai cada um para sua casa. Se isso é bom, não sei. Se calhar, algum dia a festa tinha de acabar. Mas que é sinal de que vamos ficar sozinhos, em casa, cheios de lixo, disso não tenho muitas dúvidas.

No fundo, na minha ridícula opinião, neste referendo, se o "não" muda tudo, o "sim" tem de mudar muita coisa. Ou seja, a UE tem a oportunidade de "And Now For Something Completely Different".»

João Quadros
(texto escrito antes de conhecidos os resultados do referendo)
.

0 comments: