Páginas

20.11.16

Geringonça Maybach S650 Cabriolet



«É a notícia da semana. Portugal foi o país que mais cresceu na Zona Euro no terceiro trimestre do ano! (…) A poderosa Alemanha apresentou 0,2% de crescimento no trimestre em cadeia e 1,7% de crescimento homólogo. A "geringonça" venceu a corrida com um Mercedes. Estes alemães são uns calões. Já não bastava termos sido campeões europeus de futebol, agora somos o motor da Europa. (…)

É curioso ver que a Universidade Católica tinha previsto um crescimento económico de 0,2% em cadeia e de 1% em termos homólogos. Não adianta vir com a desculpa de que Jesus Cristo não sabia nada de finanças. De 0,2% para 0,8% vai uma margem de erro que queima a reputação de qualquer analista e pode trazer problemas com a GNR e o balão. Fica mal à Universidade Católica prever números tão distantes da realidade. É mau exemplo para os alunos. Com que autoridade vão poder chumbar um aluno que diz que os apóstolos eram três. Na verdade, ficamos com a sensação de que se fartaram de rezar para que os números fossem estes. Foi uma questão de fé. Os economistas da Católica não são Velhos do Restelo, são os avós dos Velhos do Restelo. Os trisavôs do Restelo.

Não sendo analista, não prevejo que Teodora Cardoso vá aparecer com trancinhas, numa atitude positiva e um sorriso que anuncia - "Olha, de repente, estamos na média de crescimento da UE!" - não espero isso. Teodora Cardoso é daquelas pessoas que acha que a ida do homem à Lua é mentira.

Perante estes números, juntamente com notícias sobre a luz verde de Bruxelas ao Orçamento do Estado para 2017, sem medidas adicionais, e a decisão de não suspender os fundos comunitários, e revendo a sua entrevista à SIC em Março, Passos Coelho irá cumprir a promessa de votar PS, BE ou PCP se a estratégia da "geringonça" funcionar. Ou seja, se a estratégia da "geringonça" continuar a funcionar, Passos vota em todos menos no Rui Rio.»

João Quadros

1 comments:

JOSÉ LUIZ FERREIRA disse...

Teodora Cardoso é daquelas pessoas que ACHAM, irra! Se a boa gramática é meia propedêutica da boa lógica, a má gramática é propedêutica de quê?