23.12.16

Engorda de Natal



«Apesar de ser só um fim-de-semana, é muito provável que consigamos voltar das "férias" de Natal mais gordos do que depois das férias de Verão.

É impressionante a capacidade que um ser humano tem para atafulhar criaturas no estômago durante a ceia de natal. O que pomos em cima da mesa da consoada, num dia normal, dava para alimentar Elvas. E Elvas ainda levava um "tupperware", com restos para dar a Badajoz. (…)

Já imaginaram o que seria se a consoada se o bacalhau fosse como frango? Se em minha casa já há discussão por causa da posta alta e posta baixa, o que seria se o bacalhau viesse só com duas pernas?! Havia feridos. E lá ficavam os miúdos com as asas do bacalhau. (…)

No meu Natal também costuma haver canja de peru com massa de letras. É um clássico. Dá trabalho mas, com a colher, consigo mandar alguns dos meus familiares para sítios porreiros sem eles darem por isso. (…)

Eu detesto peru. O peru é uma coisa que comemos mais por causa do tamanho do que pelo sabor. É só porque é um bicho que matava um frango com uma patada e, nos outros dias, comemos frango. Porque a carne do peru, propriamente dita, sabe a beliche. Por isso é que lhe metem coisas lá dentro. Ou seja, mais uma vez, acrescentam comida à comida. Não chega comer uma ave do tamanho, e peso, dos dois netos mais novos, ainda lhe enfiam castanhas e patês, onde antes estavam coisas que faziam falta ao peru para fazer uma vida normal.

Se o peru soubesse que, depois de morto, vai para a mesa com coisas que ele nunca comeu enfiadas no rabo, andava atrás de pavões enquanto era vivo. Que se lixe a fama se é para acabar assim.

Feliz Natal para todos e ficamos à espera dos prometidos Três Reis Magos.»

2 comments:

Fernanda disse...

AHAHAHAH........

Unknown disse...

um conhecido meu afirma que o peru é uma ave deveras ingrata depois de cozinhado, diz que para ele I é pouco e II é muito...

também há quem diga muitas vezes:

--um por todos e todos "peru"...não sei se são adeptos do benfica ou o proprio
d´artagnan o dizia.

quem devia ter perdido a vontade de nunca mais comer peru durante toda a sua vida deve ser aquele actor ( atkinson , será?)que dá vida ao very british mr. bean, que passou todo um filme com um peru verdadeiro enfiado pela cabeça abaixo.

realmente também me faz confusão como existe gente que consiga comer tal ave, só o odor dele ao ser preparado na cozinha me causa nauseas.

continuação de boas festas.