9.1.17

A culpa não é da Rússia



«Obama decidiu expulsar 35 diplomatas russos por alegada interferência nas eleições presidenciais norte-americanas. Ao não aplicar o clássico princípio da reciprocidade, que levaria à expulsão de 35 diplomatas norte-americanos, Putin agiu como se estivesse num combate de karaté, fazendo que o ainda presidente americano se estatelasse no chão, desequilibrado pelo facto de o seu próprio impulso não ter encontrado resistência. (…)

Putin, olhando no espelho dos czares, representa os interesses permanentes de uma Rússia determinada a quebrar um longo ciclo de declínio. Mas a Rússia, além do seu arsenal nuclear, só vale 10% do PIB da UE e tem pouco mais de um quarto da população dos 28! A Rússia só mete medo a uma Europa à deriva, governada por líderes imaturos, que não sabem quem são, quem representam, nem para onde devem ir.»  

Viriato Soromenho Marques

1 comments:

Monteiro disse...

A Rússia tem um dos PIBs mais baixos do Mundo. Qualquer pequeno pais género Coreia do Sul tem um PIB maior do que a Rússia, tal como a Espanha tem um PIB maior que a Rússia.O PIB Russo escreve-se com 12 dígitos e qualquer país que se preze para ser grande tem de ter um PIB com 13 dígitos senão não vale nada. Portugal também se escreve com 12 dígitos e está quase a apanhar a Rússia, já faltou mais..Com o PIB o que fazem os países? Ou isso é mais uma grande treta?