22.6.17

O mundo da Uber depois do rebelde Kalanick



Confesso que não tenho estado especialmente atenta aos recentes problemas internos da Uber. Mas sorri ao ler este texto. Se julgam que transformam a cultura de uma empresa alterando etiquetas não vão longe: ler que vão mudar o nome da sala da gestão executiva de «Sala da Guerra» para «Sala da Paz» até dá vontade de rir…

«A Uber não é uma empresa como as outras. Já se tinha percebido, pelo seu rápido sucesso e crescimento, mas também pelos seus "mandamentos", que são ensinados aos funcionários e que não primam exactamente pela candura ("pisar calos" é um exemplo).

Na origem e no centro de tudo está o polémico Trevor Kalanick, fundador e até ontem CEO da empresa norte-americana. Uma semana depois de ter anunciado uma ausência prolongada, de forma a tornar-se uma pessoa melhor, comunicou esta quarta-feira que abandona a administração executiva. Isto depois de um grupo de accionistas o ter pressionado a fazer. "Amo a Uber mais do que qualquer outra coisa no mundo, e neste momento difícil da minha vida pessoal decidi aceitar o pedido dos investidores para me afastar para que a Uber se possa desenvolver em vez de se envolver noutra luta", afirmou Kalanick, em comunicado.

Há várias movimentações em curso: encontrar uma nova equipa de gestão para uma empresa que veio do nada e vale agora mais de 60 mil milhões de dólares; mas também mudar os valores da empresa, como explicou recentemente a administradora Arianna Huffington. Um dos passos nesta limpeza do politicamente correcto é a mudança na sala da gestão executiva: a "Sala de Guerra" passará agora a chamar-se "Sala de Paz"...

Leslie Hook, num excelente artigo publicado no Financial Times, defende que "estas mudanças cosméticas não vão mudar a cultura da Uber de um dia para o outro". Para isso, "serão os seus futuros líderes, mais do que uma lista de valores empresariais sanitizada, a desempenhar um papel central".

Na Bloomberg, Leila Abboud descreve: "O próximo CEO terá de ser um diplomata, um delegador e um defensor dos controlos internos demasiado tempo negligenciados na start-up mais valiosa do mundo. Não é uma tarefa pequena."»

0 comments: