27.2.18

João Varela Gomes e o Presidente que temos



Já fui duas vezes à página da Presidência da República e nada encontro sobre a morte de João Varela Gomes, um dos nossos grandes lutadores e resistentes contra o fascismo.

Tivesse um português vencido um campeonato de matraquilhos na Cochinchina e lá estaria um louvor, morresse um ministro de Salazar, com um cheirinho mínimo a democrata depois do 25 de Abril, e haveria elogios de toda a espécie e presença garantida no funeral.

Por desconhecimento não é: para organizar as comemorações de 5 de outubro de 1974, foi criada uma comissão, presidida por Varela Gomes. Dessa comissão, como representante do PPD, estava Marcelo Rebelo de Sousa.

Registe-se. Não há almoços grátis.
.

3 comments:

Porto Santo disse...

É o prato do dia...os afectos de uma presidência são selectivos, só os que dão visibilidade. Nada de novo...e eu estou à vontade, porque o senhor Coronel Varela Gomes foi um dos que em 1975 gritou bem alto numa das assembleias do MFA,pedindo a prisão imediata dos militantes do MRPP, o 28 de Maio desse mesmo ano ele festejou...por pouco tempo. Mas são outras águas passadas. Os sentimentos para a família.

Victor Nogueira disse...

ÀS 20:30, on line, nem o jornal do modelo/continente, nem o do sócio nº1 da Impresa nem o DN, o JN ou o CM e o Observador faziam qualquer referência a Varela Gomes. ´´E obra e Sua Excelência o Senhor Doutor Marcelo de Sousa ainda não deu por isso.

Niet disse...

Os lapsus do PR Marcelo säo mais que sibilinos e polissémicos. Já está a pensar no segundo mandato.Claro como água cristalina. Joga cerrado e quer encostar Costa às tábuas para poder bisar.Como disse Nietzsche," näo é senäo por mal-entendidos que toda a gente se mete de acordo ".Considero Varela Gomes como um dos mais puros e emblemáticos dos revolucionários portugueses do séc. XX. Niet