30.4.18

30.04.1975 – O fim da Guerra do Vietname



No dia 30 de Abril de 1975, a rendição de Saigão (actual Ho Chi Minh) pôs fim à Guerra do Vietname que durou quase duas décadas e se saldou, como se sabe, por uma estrondosa derrota dos norte-americanos.

Foi motivo para grandes contestações enquanto durou, despertou para a política toda uma geração, nos Estados Unidos e não só, esteve na origem de protestos um pouco por toda a parte. Até em Portugal, em tempos de fascismo e apesar de proibidas, tiveram lugar pelo menos duas manifestações em Lisboa, em 1968 e em 1970. Quem lá esteve lembra-se certamente da polícia a pé e a cavalo, na Duque de Loulé (era lá que se situava então a Embaixada dos EUA), a dispersar tudo e todos à bastonada. Mas confesso que só interiorizei verdadeiramente a dimensão do que foi o conflito em questão quando estive no Vietname.

Nunca esquecerei o War Remnants Museum, um dos mais terríveis que conheço, onde se encontram muitas imagens, instrumentos de tortura e outros pavorosos testemunhos da ferocidade de que o homem foi e é capaz. Foi muito difícil percorrê-lo depois de ter visitado Cu Chi, «Terra de ferro, cidadela de bronze», como se autodenomina, localidade a 60 quilómetros a Noroeste de Ho Chi Minh, que se orgulha de ter contribuído de um modo muito especial para a vitória da «Guerra anti-Yankees». É lá que se encontram 200 quilómetros de túneis que serviram de vias de comunicação, de esconderijo, de hospitais, e até de salas de parto, para os resistentes vietnamitas. Se tinha lido varias descrições, o que vi toca os limites do inacreditável.

E, para além de tudo isto, é quase impossível perceber como é que os americanos alguma vez acreditaram que podiam ganhar aquela guerra, apesar dos dois milhões de mortos que ficaram para trás.

Dois vídeos, um sobre o Museu, outro sobre os túneis de Cu Chi:






1 comments:

esteves, ayres disse...

O Ho Chi Mini, dizia: "O Povo vietnamita Vencerá"!

Em 1952 o vietnam empreenderá um programa que compreenderá os seguintes pontos: aplicar-se ao trabalho de produção e consolidar a economia nacional ; lutar e aniquilar as forças inimigas; intensificar a guerra de guerrilhas : denunciar por todos os meios a politica do inimigo de" utilizar vietnamitas para combater vietnamitas e ampliar a guerra por meios de guerra ; ligar intimamente patriotismo com internacionalismo ;combater energicamente a burocracia , a corrupção e o desperdício
O patriotismo e o heroísmo do povo vietnamita permitem-nos ter uma confiança inabalável na vitoria final.
o futuro do povo vietnamita é brilhante como o sol na primavera ,lutaremos pelo futuro esplendoroso do Vietnam, pelo futuro da democracia , da paz mundial , e do socialismo . Nós triunfamos no presente, nós triunfaremos no futuro, porque nosso caminho é iluminado pela grandiosa doutrina Marxista-Leninista.

No dia 30 de Abril de 1975,os ianques foram corridos a pontapé pelo povo do vietnamita, e como é dito por alguns;"pôs fim à Guerra do Vietname que durou quase duas décadas e se saldou, como se sabe, por uma estrondosa derrota dos norte-americanos"!