18.10.18

18.10.1936 - A primeira viagem para o Tarrafal



É a primeira vez que se recorda esta data sem nenhum sobrevivente do primeiro grupo que construiu e viveu no campo de concentração do Tarrafal, já que Edmundo Pedro nos deixou no início deste ano. Motivo reforçado para não deixar esquecer o dia de hoje.

Foi há 82 anos que os primeiros presos saíram de Lisboa, no paquete Luanda, com destino ao que viria a ser o «Campo da Morte Lenta», na ilha de Santiago, em Cabo Verde. O Luanda era normalmente usado para transporte de gado proveniente das colónias e os porões habitualmente utilizados para esse efeito foram transformados em camaratas.

Depois de uma escala no Funchal e de uma outra em Angra do Heroísmo, para recolher mais alguns detidos e / ou largar os menos perigosos, e no fim de uma viagem em condições degradantes, foram 152 os que desembarcaram, no dia 29, em fila indiana, antes de percorrerem os 2,5 quilómetros que os separavam do destino final.

No primeiro volume das suas Memórias, Edmundo Pedro dedica longas páginas à descrição do que foi essa terrível viagem que durou onze dias. (*) O início e o fim:
«E na noite de 18 de Outubro, de madrugada, reuniram-nos em camionetes da GNR. Estas dirigiram-se para o cais de embarque, em Alcântara... No caminho, apesar das ameaças dos soldados, demos largas ao nosso protesto. O nosso vibrante grito de revolta ecoou, ao longo de todo o percurso, nas ruas, desertas, daquela madrugada lisboeta. Cantámos, a plenos pulmões, todas as canções do nosso vasto cancioneiro revolucionário... (...)
A 29 de Outubro de 1936, onze dias depois de termos partido de Lisboa, o velho Luanda fundeou, ao princípio da tarde, na pequena e aprazível baía do Tarrafal. Pouco depois, começou a descarregar a "mercadoria" que transportava nos seus porões... Alguns prisioneiros tinham chegado a um tal estado de fraqueza que só puderam abandonar o barco apoiados nos seus camaradas...»
Depois, foi o que se sabe: histórias de terror, 32 pessoas por lá morreram e o Campo durou até 1954. Foi reactivado em 1961, como «Campo de Trabalho do Chão Bom», para receber prisioneiros oriundos das colónias portuguesas (o ministro do Ultramar era então Adriano Moreira e foi ele que assinou a respectiva portaria) e durou até 1974.

(*) Edmundo Pedro, Memórias, Um Combate pela Liberdade, Âncora Editora, 2007, pp. 350-359.
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1 comments:

Carlos Pinheiro disse...

Com todo o devido respeito pelo texto, o mesmo, no que respeita ao transporte como se fosse gado, faz-me lembrar o que eu muitos , mas mesmo muitos milhares de jovens, passei - está a fazer 50 anos no UIGE a caminho da Guiné. Era nos porões armados em casernas que a malta ia. Os cheiros eram horrorosas. Mas para cá vim no Carvalho Araujo cujos porões eram melhores no que respeita à qualidade do ar porque os mesmos tinham uma espécie de ar forçado visto que aquele barco andou anos e anos a transportar gado dos Açores para Lisboa. E ninguém se lembra das condições em que aquele milhão de jovens viveu - menos os 10.000 que por lá morreram e as dezenas de meilhar que foram feridos e estropiaados -dois dos melhores anos das suas vidas que acbaram por ser os piores. O que vale é que este mês, aumentaram-nos o suplemento especial de pensão que recebemos uma vez por ano entre 75 e 150€. O meu aumento foi de 2,46€, POR ANO. Nem anunciaram...