3.12.18

Fernando Belo



O Fernando Belo morreu hoje. Quando esta fotografia em que está com uma das suas irmãs – a Maria Belo – foi tirada, há 50 anos, éramos jovens, sim. Ele e uns tantos que nos juntámos em Paris, idos de Lisboa, de Lovaina e de Roma para festejarmos a passagem de ano de 1968 (de que outro ano podia ter sido…) num quarto de um modesto hotel do Quartier Latin.

Mas eu já conhecia o Fernando há muito tempo e tenho presente, como se tivesse acontecido há uma hora ou duas, o dia em que ele acabou o curso de engenharia no IST e anunciou que queria ser padre. E lembro-me porque estava à mesa com a sua numerosa e magnífica família.

Não esqueci esse dia, como nunca esquecerei a «Carta- Testemunho de um padre», que todos nós, os seus amigos, recebemos precisamente no Natal de 1968, quando decidiu «desligar-se da classe clerical». Carta essa que terminava assim: «A coragem é boa coisa, companheiros. E também a sua irmã, a esperança». Obrigada, Fernando, meio século depois.
.

1 comments:

Paulo Ferreira disse...

Boa noite, cara Joana Lopes
Adorei este seu texto, um Belo texto sobre o Fernando. Devem ter passado momentos inimagináveis. Fiquei com pena de não ter vivido esse tempo e desse modo. Obrigado por partilhar momentos como este connosco.
Um abraço
Paulo