1.3.19

Bienvenue, Madame Lagarde



Ao ler este título do DN, lembrei-me imediatamente de uma velha história.

Quando estudei em Lovaina, os exames orais passavam-se com uma grande informalidade, só entre aluno e professor, por vezes mesmo em casa deste.

Famoso pela sua extrema delicadeza, Jean Ladrière, o meu queridíssimo orientador de doutoramento, iniciava sempre a prova dizendo ao aluno que escolhesse um tema e que o desenvolvesse. O que não esperava é que lhe aparecesse um tontinho que, na cadeira de «Teoria da Matemática», lhe perguntasse se podia então falar sobre… o dogma da Imaculada Conceição (se o tema era à escolha…). Sem coragem para recusar, Ladrière ouviu-o durante não sei quanto tempo, nem lhe perguntou mais nada e despediu-se, calorosamente como sempre. Teve de o chumbar, mas tenho a certeza de que lhe custou fazê-lo.

Ora bem: será que Lagarde, hoje, no Conselho de Estado, falou sobre griffes, por exemplo? Sei lá! Porque não? Se era para falar sobre o que quisesse...
.

1 comments:

Niet disse...

Muito bem dito....Christine Lagarde a falar de griffes. Ou do Luxo pariseense
ou do arsenal yankee, com o PR Marcelo a delirar. A directora-geral do FMI, antiga advogada nos USA, foi " despachada " por Sarkozy para o topo do FMI, onde
Strauss-Khan tinha estragado a pintura ética num hotel Sofitel novayorkino de que Sarko foi intronizado mannager operacional.Hstórias do Fim do Mundo, claro.