18.3.19

Democracia na Coreia do Norte? É uma questão de opinião…



Isto é o que diz a Wikipedia (para não ir mais longe). Mas sei lá! Se calhar é só uma opinião… «Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.»




.

4 comments:

Victor Nogueira disse...

ue diz Jerónimo? Que primeiro deve definir-se o que «e a"democracia#" Esclarece o jornalista: «Passa por termos políticos eleitos, por exemplo.» retorquindo ue é uma opinião, podendo subentender-se que o processo eleitoral não é suficiente. Na verdade pode questionar-se se são democracias as monarquias hereditárias dum pretendo sangue azul, de casta) do Reino Unido e dos países nórdicos, e também se são democráticos regimes confessionais como os de Israel ou do Brasil "evangélico" ou dos criacionistas em Estados dos EUA. Ou se são democráticos os países ditos democráticos em que as "secretas"tudo espiolham impunemente e sem limites. Ou se a democracia existe quando, apesar de eleições", os respectivos cidadãos e cidadãs são vítimas da fome, do desemprego, da doença, da guerra. Ou se é democrática a Espanha, cuja monarquia foi restaurada e outorgada e cujo rei foi entronizado por mercê do fascista Franco, o caudilho pela Graça de Deus e apoio de Hitler e Mussolini. Ou se são democráticos os países da chamada União Europeia (do grande capital transnacional e financeiro), sujeitos ao seu domínio, sem referendos aos sucessivos tratados e a quem são impostas limitações ao exercício dum poder soberano pelos seus cidadãos e cidadãs.

João Martins disse...

Muito bem Victor Nogueira.

Monteiro disse...

Muito esclarecedor. Vota-se e depois obedece-se.

joão viegas disse...

Apos o 25 de Abril, Portugal passou a ser mais democratico do que antes ? De acordo com o Jeronimo, é uma opinião.

Em democracia, as opiniões respeitam-se, mas eu acho uma boa ideia elas irem a votos de vez em quando, como a do Jeronimo daqui a pouco...

Boas